quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Matéria sobre Roses enviada pela Confreira Sheila

Pessoal,
Segue matéria excelente enviada por nossa querida Confreira Sheila Gantois,
bjusss salute e AVANTE!

"0lá meninas! Dessa vez vamos experimentar o Rosé.

Li esse artigo e concordei em tudo. Injustiças sempre existirão. O amor platônico não correspondido. O silêncio de quem deveria falar, mas é protegido por um habeas corpus, ou habeas porcus, a CPI que vira pizza. O político desonesto que não vai para a cadeia. O ladrão de galinhas que apodrece na prisão. O idoso que morre na fila da previdência. Muitos conceitos ruins foram atribuídos ao vinho rosé, em especial no Brasil. Desde o famoso jargão:"É um vinho de mulher" até a preconceituosa "É um vinho pra gay".

Pois bem, o injustiçado rosé quando bem elaborado é um excelente exercício de degustação.

Feito a partir de três uvas, sendo duas tintas e uma branca ,o que lhe da um bouquet de frutas frescas, um gosto macio,redondo,mas muito vivo, com uma pontinha de acidez que nos atiça a beber mais, principalmente nos dias quentes.

O nosso amigo rosé tem a sua personalidade, alguns dizem e afirmam que a tal personalidade não existe para os rosés em decorrência da mistura de uvas tintas e brancas,não possuindo dessa forma a elegância do branco nem a personalidade marcante do tinto.

Seria um "coluna do meio" no universo dos vinhos?

Daí talvez, a politicamente incorreta insinuação quando a masculinidade do ROSÉ. Muitos afirmarão: mas, o nome já e afeminado? E daí? Aliás, prefiro algumas bebidas com alma feminina,desce melhor. Brincadeiras à parte, a má fama dos rosés no Brasil se deve a péssima produção que outrora tivemos, repetindo-se tal anomalia em alguns lugares do mundo. Os vinhos rosés devem ser servidos entre 10 e 12 graus. Geralmente,muito leves e de aromas delicados,os rosés tornam-se agressivos em temperaturas mais elevadas,devido a acidez, e amargos em temperaturas mais baixas, visto que possuem uma quantidade maior de polifenóis em sua composição em relação aos vinhos brancos.

Um rosé e leve e seco. Devido a sua fragilidade recomenda-se adquirir os rosés dos hermanos argentinos, é um vinho que não suporta grandes viagens. Uma pena, pois na Europa estão os melhores rosés. É um vinho extremamente trabalhoso para se produzir. O seu processo de vinificação começa com a maceração das uvas a frio e finaliza com a fermentação semelhante a de um vinho branco,tendo o enólogo o cuidado de evitar a oxidação para se obter um produto final na cor desejada,pleno,cheio e com forte presença do aroma.

É um vinho que exige cuidados na guarda, deve ser mantido a uma temperatura media de 13 graus, ou seja,numa adega climatizada. Para harmonizar vai bem com presunto cru, antepastos de embutidos, fritadas, sopas de legumes, massas com molho de carne vermelha, peixes ao vapor,caldos de peixes e tudo mais o que o bom senso indicar.

SAÚDE!BEIJOS EM TODAS

SHEILA"

Nenhum comentário: